Conheça Rosana Lanzelotte, atração do festival Fado em Cidades Históricas

Compartilhe:

Rosana Lanzelotte é uma musicista, pesquisadora e autora carioca cuja contribuição para a preservação e difusão da música brasileira e internacional é amplamente reconhecida. 

Não é à toa que Lanzelotte é uma das atrações conceituadas do festival Fado em Cidades Históricas, que acontece em Petrópolis (18 e 19/05/2024) e Ouro Preto (24, 25 e 26/05/2024) para celebrar a cultura, a história, a gastronomia e tudo que nos une!

Saiba mais sobre Rosana Lanzelotte

Com um repertório diversificado, Rosana Lanzelotte gravou obras raras de compositores como Bach, Haydn e o português Avondano, além de peças de Ernesto Nazareth e composições brasileiras dedicadas a ela. Seu trabalho inclui também o resgate das obras de Sigismund Neukomm, apresentadas no álbum “Neukomm no Brasil”, que recebeu o prestigioso V Prêmio Bravo em 2009 e foi indicado para o Latin Grammy.

Além de sua atuação como musicista, Rosana Lanzelotte possui uma notável formação acadêmica, sendo Doutora em Informática. Em 2009, ela concebeu o portal Musica Brasilis, uma plataforma dedicada à difusão de repertórios brasileiros que hoje conta com cerca de 6.300 partituras e recebe aproximadamente 45.000 acessos mensais, consolidando-se como uma referência no cenário musical brasileiro.

Como autora, Rosana Lanzelotte escreveu obras importantes que exploram diferentes aspectos da música brasileira. Seus livros “Música Secreta – Minha Viagem ao Brasil” (2009), que retrata a estadia do compositor austríaco Sigismund Neukomm no Brasil, e “Já Raiou a Liberdade – D. Pedro I Compositor e a Música de seu Tempo” (2023), sobre a trajetória musical do Imperador, são contribuições significativas para o estudo da música brasileira e sua história.

O reconhecimento de seu trabalho vai além das fronteiras nacionais, tendo sido agraciada com diversas honrarias, como a Ordem do Mérito do Livro da Biblioteca Nacional (2022), o Colar do Mérito Pedro, o Libertador (UFRJ, 2022), o prêmio Golfinho de Ouro da Secretaria de Estado de Cultura (2002), e a comenda Chevalier da Ordem das Artes e Letras, concedida pelo governo francês (2006).

Rosana Lanzelotte é uma figura essencial no cenário cultural brasileiro, cujo trabalho como musicista, pesquisadora e autora tem contribuído significativamente para o enriquecimento e valorização da música brasileira e de outros países.

No festival Fado em Cidades Históricas, ela terá o palco perfeito para promover um diálogo multicultural. Enquanto em Petrópolis, Rosana abordará o histórico de Dom Pedro I como compositor, em Ouro Preto ela fará um recital de cravo imperdível na Igreja São Francisco. 

Confira a palestra e a apresentação de Rosana Lanzelotte no Festival Fado em Cidades Históricas:

Petrópolis – 18 de maio

Ouro Preto – 25 de maio

Confira a programação completa.

Siga o nosso Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival FADO 2024

O Fado em Cidades Históricas une Brasil, Portugal e países de língua portuguesa. Um território fértil onde a cultura lusófona brota, cresce e floresce.

É nesse terreno sensível – onde o som vira linguagem da alma e a história abraça e agrega gerações – que o festival realiza a segunda edição no Brasil. Em 2024, mais de 20 mil pessoas vivenciaram a musicalidade, os saberes e os sabores de Brasil e Portugal.

Nesta segunda edição, nos aprofundamos nas relações entre o Fado, expoente maior da cultura portuguesa, considerado pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, a cultura e a música brasileira – especialmente no período de festividades juninas – nas cidades de Petrópolis e Ouro Preto, Patrimônio Histórico da Humanidade.