Virtuosismo, brilho e unicidade são apenas alguns dos adjetivos que definem Hamilton de Holanda, um dos maiores bandolinistas do mundo. Improvisador e compositor multipremiado, ele contagia o público e inspira uma nova geração de músicos com sua assinatura inconfundível.
Um músico sem fronteiras, ele transcende limitações e gêneros. Hamilton de Holanda viaja para os diferentes cantos do planeta participando de festivais que vão do jazz ao clássico, do pop ao rock. E estará no Festival Multicultural Fado em Cidades Históricas no dia 18 de maio, em Petrópolis. Que honra a nossa!
Aprensentando: Hamilton de Holanda
Hamilton é um músico brasileiro com trabalho reconhecido internacionalmente. Ele já dividiu o palco com nomes como Wynton Marsalis, Chick Corea, The Dave Mathews Band, Chris Potter, Coldplay, John Paul Jones, Paulinho da Costa, Chucho Valdes, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Joshua Redman, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Richard Galliano, Bela Fleck e Stefano Bollani.
O reconhecimento vem, também, de seus pares e da indústria da música. Hamilton já foi indicado 14 vezes ao Grammy Latino, ganhando 3 estatuetas, incluindo o de melhor álbum instrumental no Grammy Latino de 2022. Ele também é formado bacharel em composição pela Universidade de Brasília.
A música de Hamilton vem de três pilares: o incentivo de sua família, a consolidação de seu trabalho em composição e a liberdade das jam sessions nas ruas da capital Brasília, onde cresceu.
A partir de sua maneira de tocar bandolim de 10 cordas, Hamilton desenvolveu um novo instrumento, expandindo suas possibilidades sonoras. Assim, criou um divisor de águas comparável às cordas inovadoras de Jacob do Bandolim.
Hamilton de Holanda é muito mais do que um músico virtuoso. Ele é um compositor talentoso e um educador, que leva a música instrumental brasileira das quadras de samba para as salas de concerto e principais festivais do mundo. Sua maior força está na pluralidade de um trabalho versátil e sem barreiras.
Show de Hamilton de Holanda no Festival Multicultural Fado em Cidades Históricas:
Petrópolis – 18 de maio