Marta Pereira da Costa é uma aclamada guitarrista portuguesa que está prestes a lançar seu segundo álbum, intitulado “Sem Palavras”. Em turnê mundial que abre caminho para este lançamento, a artista passa pelo festival Fado em Cidades Históricas em uma performance inédita. Marta irá apresentar-se ao lado de Samara Líbano em Petrópolis (19/05) e Ouro Preto (24/05), em um encontro sem precedentes entre sua guitarra portuguesa e o violão de sete cordas.
A vinda da artista ao Brasil, especialmente para o festival, acontece na esteira do lançamento do single “Dia de Feira”, a primeira amostra de seu novo trabalho. Na canção, Marta nos leva a uma jornada musical envolvente que promete transcender fronteiras.
Marta Pereira da Costa: uma trajetória exemplar
Nascida em Lisboa em 9 de Setembro de 1982, Marta Pereira da Costa é reconhecida como a primeira mulher a tocar profissionalmente fado na guitarra portuguesa. Com raízes em Macau – com mãe macaense e avô materno de Xangai -, Marta visitou o território pela primeira vez em Março de 2024, durante um concerto no Rota das Letras – Festival Literário de Macau.
Seu percurso musical começou cedo, aos 4 anos, quando começou a tocar piano. Aos 8 anos, estudou guitarra clássica e aos 18 anos aprendeu a tocar guitarra portuguesa com o guitarrista Carlos Gonçalves. Em 2012, iniciou sua carreira solo e em 2016 lançou seu primeiro álbum, contando com a participação de artistas como Rui Veloso, Dulce Pontes, Camané e Richard Bona.
Além de sua carreira solo, Marta acompanhou diversos fadistas portugueses, como Mariza, Katia Guerreiro, Camané e Carlos do Carmo. Formada em engenharia civil em 2005, também atuou como professora de piano e pesquisadora no Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Como intérprete e compositora, Marta expandiu seu trabalho para além do fado, explorando diversos gêneros musicais como música portuguesa, jazz, mornas cabo-verdianas, chorinho brasileiro e world music. Sua participação em discos, trilhas sonoras e eventos musicais é extensa e inclui momentos como ser solista no álbum “Fados d’Alma” de Rodrigo Costa Félix em 2008, participação no Festival South by Southwest em 2019, projeto musical “Guitarra Portuguesa & Piano” com Alexandre Diniz em 2021, e apresentações no Tiny Desk Concerts da NPR em 2023.
Ao longo de sua carreira, Marta recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, incluindo o Prêmio Amália para Melhor Álbum em 2012 pelo álbum “Fados de Amor” (do qual participou), e o Prêmio Instrumentista pela Fundação Amália Rodrigues em 2014. Sua trajetória como guitarrista e sua contribuição para a música portuguesa são marcadas por talento, dedicação e inovação.
Novo capítulo
Este novo álbum, “Sem Palavras”, é fruto de uma colaboração inspiradora com o renomado pianista cubano Ivan Melon Lewis. Juntos, Marta e Ivan produziram um trabalho que é uma verdadeira celebração da essência da música, combinando a sonoridade única da guitarra portuguesa com a expressividade do piano. Gravado no Estúdio Cezanne Producciones, em Madrid, “Sem Palavras” promete surpreender até quem já se rendeu aos encantos do primeiro álbum, auto-intitulado.
O lançamento oficial de “Sem Palavras” está marcado para o dia 10 de Maio de 2024, com distribuição pela Cezanne Producciones. Ou seja, em seu show no festival Fado em Cidades Históricas, Marta estará se apresentando pela primeira vez para os brasileiros após este segundo – e já empolgante – capítulo da sua trajetória.
Simplesmente imperdível!
Confira as apresentações de Marta Pereira da Costa no Festival Fado em Cidades Históricas:
Petrópolis – 19 de maio
Ouro Preto – 24 de maio