Conheça Jéssica Areias, atração do festival Fado em Cidades Históricas

Compartilhe:

Jéssica Areias é uma talentosa cantora, compositora e preparadora vocal angolana, cuja jornada musical é marcada por uma diversidade de influências que vão desde suas raízes africanas até o fado, jazz e MPB. 

Sua trajetória musical a leva ao festival Fado em Cidades Históricas, que contará com uma apresentação da artista ao lado da Orquestra de música Padre Simões. 

Descubra Jéssica Areias… e se encante!

Nascida em Luanda, ela começou sua carreira profissional aos 9 anos de idade e desde então tem conquistado palcos e corações com sua voz única e versátil.

Sua trajetória ganhou destaque em 2003, quando participou do concurso de talentos “Estrelas ao Palco” em Luanda, chegando entre os seis finalistas. Em 2007, mudou-se para Lisboa e participou do programa de televisão “Operação Triunfo 3” na RTP, onde se destacou entre os nove finalistas. A busca por se profissionalizar e explorar novas oportunidades levou Jéssica a se estabelecer em São Paulo em 2009, onde iniciou sua formação acadêmica em Educação Musical e Regência Coral na Faculdade Paulista de Artes.

Ao longo dos anos, Jéssica Areias consolidou sua carreira como cantora, realizando performances em diversos palcos e estabelecendo parcerias com músicos renomados, como Toquinho, Bocato, Serginho Madureira e Osmar Barutti. Em 2014, lançou seu primeiro álbum autoral, “Olisesa”, apresentando-o em diversos espaços culturais no Brasil e em Angola.

Além de sua carreira como cantora, Jéssica também se destaca como preparadora vocal, oferecendo oficinas de canto e workshops na Grande São Paulo. Seu talento como preparadora vocal foi reconhecido ao trabalhar com artistas como Lu Avellar, Luana Bayô e Marisa Orth.

Em 2021, Jéssica Areias foi contemplada pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura para a gravação de seu segundo álbum, lançado em todas as plataformas digitais. No ano seguinte, ela fez o show de lançamento de “Matura” na Casa de Cultura Os Capoeira e apresentou o espetáculo “Brasil & Angola” ao lado de Tiganá Santana no Sesc 24 de Maio. 

Atualmente, ela continua a encantar o público com sua música, realizando performances em festivais e lançando projetos inovadores, como “Cantos de Origem”, em parceria com o percussionista e capoeirista brasileiro Cauê Silva.

A versatilidade de Jéssica Areias poderá ser conferida no palco do nosso festival, em Ouro Preto, em uma apresentação gratuita!

Confira a apresentação de Jéssica Areias no Festival Fado em Cidades Históricas:

Ouro Preto – 26 de maio

Confira a programação completa.

Siga o nosso Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival FADO 2024

O Fado em Cidades Históricas une Brasil, Portugal e países de língua portuguesa. Um território fértil onde a cultura lusófona brota, cresce e floresce.

É nesse terreno sensível – onde o som vira linguagem da alma e a história abraça e agrega gerações – que o festival realiza a segunda edição no Brasil. Em 2024, mais de 20 mil pessoas vivenciaram a musicalidade, os saberes e os sabores de Brasil e Portugal.

Nesta segunda edição, nos aprofundamos nas relações entre o Fado, expoente maior da cultura portuguesa, considerado pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, a cultura e a música brasileira – especialmente no período de festividades juninas – nas cidades de Petrópolis e Ouro Preto, Patrimônio Histórico da Humanidade.