IMPRENSA
Para estreitar as margens entre Brasil e Portugal, vem aí o projeto FADOS EM CIDADES HISTÓRICAS, em sua 2ª edição, evento multicultural gratuito que celebra a lusofonia e promove música, história, poesia e gastronomia em Ouro Preto 31 de maio e 01 de Junho sempre no Largo do Alto das Dores e em Petrópolis (RJ) nos dias 6, 7 e 8 de Junho no Palacio de Cristal (ver detalhes da programação no final deste release). O evento contará com grandes momentos que estreitam vínculos culturais tendo como referência as influências portuguesas, africanas e dos povos originários, com a devida consciência dos fatos, celebrando nossas raízes e memórias, juntando fados, batuques e lundus. Fazendo uma justa homenagem ao Fado, expoente maior da cultura portuguesa, considerado pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, conectamos outros Patrimônios Imateriais, como o forró (Alceu Valença e Mariana Aydar) e a gafieira (Edu Neves). O maior nome do fado contemporâneo, Carminho é uma das mais conhecidas e respeitadas vozes de Portugal, é presença de destaque em nossa programação, assim como outros grandes nomes como Cuca Roseta e Maria Emília.
Em Ouro Preto, o Fado se encontra também com a cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade. Durante os cinco dias de evento, a música encontra a poesia, assim como a história, a gastronomia, as manifestações artísticas eruditas e populares. “Fado em Cidades Históricas“ é uma realização do Ministério da Cultura, Natasha Artes e Planeta Cultura e Sustentabilidade. Conta ainda com a parceria da Prefeitura de Petrópolis, Prefeitura de Ouro Preto e Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. A curadoria é da entusiasta da música e empreendedora cultural Connie Lopes, também idealizadora do Festival Back2Black. A programação é super bem cuidada e conta com o gênio do violão brasileiro, Yamandu Costa, com a cantora Mariana Aydar e com o músico Sergio Pererê. E fecha com o emblemático Alceu Valença.
No atual momento de reavaliação da História e da necessidade de ampliar e diversificar as perspectivas, e honrando a beleza e o legado da literatura portuguesa, vamos celebrar a força dos versos dissidentes, das vozes divergentes e das visões mais abrangentes. Adornado como nas festas de Portugal, o festival também trará teatros de rua, contação de histórias, feira com quitutes, vinhos e artesanatos, além de oficinas de culinária. Em um reflexo histórico de interações culturais, a gastronomia portuguesa carrega influências romanas, árabes, africanas e brasileiras em sua culinária. Entre especiarias, temperos e ingredientes, ‘Fado em Cidades Históricas’ propõe uma viagem histórica de imersão nos sabores tradicionais e contemporâneos da gastronomia lusitana. Os participantes têm a oportunidade de explorar pratos típicos e os populares quitutes, como o famoso pastel de nata, e apreciar vinhos tradicionais. Uma outra atração do Festival é o workshop de culinária gratuita com o renomado Chef António Oliveira, vindo diretamente de Lisboa, sobre a nova e tradicional gastronomia portuguesa.
No final do século XIX, fora das portas de Lisboa, o Fado era ouvido em tavernas simples e desprovidas de luxo onde se misturavam a aristocracia decadente, os pobres, os menos favorecidos e os marginais. Os cantores criavam novas melodias, que a princípio eram simples variações e inflexões vocais. As palavras podiam nascer da improvisação do cantador ou da inspiração de alguém no meio do público, que escrevia ali mesmo seus versos na mesma métrica das melodias.
O evento tem como patrocinador oficial a GALP, ¨Como a maior empresa de origem portuguesa no Brasil, a Galp tem o prazer de trazer a 2ª edição desse evento que celebra a lusofonia e promove um encontro intercultural, através de releituras modernas de clássicos da música, culinária e literatura portuguesa e brasileira, em formatos que irão divertir todos os públicos e idades.
O Festival conta ainda com o patrocinador master GERDAU, como demais patrocinadores GEOCOBA Engenharia, Tecnoplano e TAP Air Portugal e conta ainda com o apoio de Casais Construction.
Instagram, Facebook e YouTube: @fadoemcidadeshistoricas
Serviço Gratuito - Festival multicultural Fado em Cidades Históricas
Ouro Preto - MG / Alto das Dores (Largo da Igreja de Nossa Senhora das Dores)
Datas: 31 de maio e 01 de Junho
Petrópolis - RJ / Palácio de Cristal
Datas: 06, 07 e 08 de Junho
Classificação: Livre
OURO PRETO – MG
Local: Largo do Alto das Dores
Sábado: 31 de maio
A partir de 12:00h
12:00h - Feira Sabores e Fazeres
12:00h - Fado para Miúdos - Lançamento do livro “Turma da Mônica - Encontro com Fernando Pessoa”
16:00h - Palestra de história Os legados do colonialismo português: exploração e desafios contemporâneos com Thales Guaracy
17:00h - Coletivo Negras Autoras
17:45h - Show Natanael Carvalho
18:30h - Show Maria Emilia
19:30h - Show Yamandu Costa
21:00h - Show Carminho
22:30h - DJ MdM
Domingo: 01 de junho
A partir de 12:00h
12:00h - Feira Sabores e Fazeres
12:00h - Fado para Miúdos - Uma programação especial para infância com: Cortejo das Tradições; Nau da Brincadeira; Ateliê Livre Eco das Artes; Histórias de Além Mar.
14:00h - Cooking Show - Chef António Oliveira
15:30h - Show Sérgio Pererê
17:00h - Show Mariana Aydar
19:00h - Show Cuca Roseta
PETRÓPOLIS - RJ
Local: Palácio de Cristal
Sexta-feira: 06 de junho
Abertura as 17:00h
Ônibus Biblioteca Galp - contação de histórias e lançamentos de livros
17:00h - Feira Sabores e Fazeres
19:00h - Show Eduardo Neves & Gafieira de Bolso
20:30h - Show Carminho
22:00h - DJ MdM
Sábado: 07 de junho
Abertura as 12:00h
Ônibus Biblioteca Galp - contação de histórias e lançamentos de livros
12:00h - Feira Sabores e Fazeres
13:00h - Programação Infantil - Pintura mural com a artista portuguesa Inês Rebeca
15:00h - Palestra de história As relações Brasil-Portugal sob uma perspectiva decolonial: a história oculta da cidade de Petrópolis com Juliana Pereira
16:30h - Sarau Decolonial de Poesia - Homenagem à poetisa portuguesa Maria Teresa Horta (1937 - 2025) com Elisa Lucinda (Palestrante), Lian Gaia (Palestrante), Bruna Mitrano (Palestrante) e Nikita Llerena (Mediadora)
18:30h - Show Natasha Llerena
20:00h - Show Yamandu Costa
21:30h - Show Cuca Roseta
Domingo: 08 de junho
Abertura as 12:00h
Ônibus Biblioteca Galp - contação de histórias e lançamentos de livros
12:00h - Feira Sabores e Fazeres
14:00h - Programação infantil - Os Saltimbancos - O Musical
16:00h - Cooking Workshop - Chef António Oliveira
17:30h - Show João Felippe
19:00h - Show Maria Emília
20:00h - Show Alceu Valença
Patrocinador Oficial : Ministério da Cultura e GALP
Patrocinador Master: Gerdau
Patrocinadores : Geocoba, Tecnoplano e TAP Air Portugal
Apoio : Casais Construction
Parcerias: Prefeituras de Petrópolis e Ouro Preto
Realização: Natasha Artes e Ministério da Cultura Brasil
Co-Realização: Planeta Cultura e Sustentabilidade
Mattoso Vinicius Produções Artísticas
Ipanema - Rio de Janeiro: +55 (21) 2523.1553 / 0676
Festival FADO 2024
O Fado em Cidades Históricas une Brasil, Portugal e países de língua portuguesa. Um território fértil onde a cultura lusófona brota, cresce e floresce.
É nesse terreno sensível – onde o som vira linguagem da alma e a história abraça e agrega gerações – que o festival realiza a segunda edição no Brasil. Em 2024, mais de 20 mil pessoas vivenciaram a musicalidade, os saberes e os sabores de Brasil e Portugal.
Nesta segunda edição, nos aprofundamos nas relações entre o Fado, expoente maior da cultura portuguesa, considerado pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, a cultura e a música brasileira – especialmente no período de festividades juninas – nas cidades de Petrópolis e Ouro Preto, Patrimônio Histórico da Humanidade.