A história da chef Marlene Vieira é uma verdadeira inspiração para quem busca realizar seus sonhos na gastronomia. Desde os seus 12 anos, quando ajudava o pai no restaurante durante as entregas de carne, até os dias de hoje, Marlene trilhou um caminho de dedicação e paixão pela cozinha portuguesa.
Ela irá compartilhar um pouco dos seus aprendizados nesse caminho em seu workshop gratuito, como parte da programação do festival Fado em Cidades Históricas em Petrópolis.
Uma história de sabores
Com apenas 16 anos, Marlene Vieira ingressou na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira, onde começou a aprimorar suas habilidades culinárias. Desde então, sua jornada a levou a trabalhar em diversos lugares, desde hotéis de charme em Vila do Conde até restaurantes renomados em Nova Iorque, como o Alfama em Manhattan.
De volta a Portugal, Marlene continuou sua trajetória, passando por hotéis de luxo e restaurantes conceituados. Em 2009, desafiou as convenções ao participar do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, onde se destacou em um cenário predominantemente masculino. Como uma verdadeira mulher do norte, Marlene se tornou uma inspiração para outras mulheres que desejam seguir carreira na gastronomia.
Além de seu talento na cozinha, Marlene também foi reconhecida pela Revista Activa como uma das Mulheres Inspiradoras de 2021 na categoria de Negócios.
No seu trabalho, Marlene busca não apenas criar pratos deliciosos, mas também resgatar tradições de forma moderna, compartilhar memórias e proporcionar uma experiência única aos seus clientes.
Essa trajetória está em cada parte de seu mais novo empreendimento, o restaurante Marlene, em Lisboa. E será repassado aos alunos do workshop em Petrópolis, de forma gratuita e com vagas limitadas.
Confira o workshop da chef Marlene Vieira no Festival Fado em Cidades Históricas:
Petrópolis – 19 de maio